Posturologia
São inúmeros os casos de pessoas que sofrem com dores das mais diversas ordens: cefaleias, artrose, hérnias discais, deformações da coluna vertebral, tendinites, bursites de quadril e problemas na marcha. Utilizamos a posturologia como uma forma de olharmos para as posturas e de como a pessoa está estruturada. A partir daí, podemos entender melhor como forças e cargas anormais estão sendo distribuídas nos músculos, tendões, ligamentos, nervos e articulações.
Posturologia é um método francês que estuda o sistema tônico postural e seus captores (olho, pé, boca e ouvido interno) esse sistema é responsável por nos manter em pé, equilibrados, nos situar no espaço e que possui papel fundamental na postura e execução dos movimentos. Quando algum elemento desse sistema se encontra mal integrado, pode causar uma série de respostas que modificam a forma que processamos e interpretamos as informações vindas de receptores espalhados pelo corpo, fazendo com que apareçam as básculas, torções, escoliose, aumento ou diminuição excessivo das curvaturas fisiológicas da coluna vertebral e outros desequilíbrios que interferem nos movimentos e na postura. Os processos de correção através da posturologia oferecem melhora no equilíbrio das cadeias musculares e articulares, diminuem as cargas anormais no aparelho locomotor e estabilizam o centro de gravidade do corpo.
Após a avaliação, traçamos as estratégias de correção que podem incluir o uso de palmilhas de reprogramação postural, exercícios oculares, neutralização de cicatrizes tóxicas, terapia de reequilíbrio muscular e exercícios funcionais. Tudo isso vai depender das respostas que vamos colher durante testes específicos da avaliação.
A posturologia pode ser uma aliada importante e às vezes indispensável para situações onde outras abordagens falharam ou não apresentaram resultados satisfatórios. Quer saber se ela é indicada para você? Converse com nosso especialista.