Auriculoterapia Francesa
(acupuntura francesa)
É uma técnica de tratamento descoberta e desenvolvida pelo Dr. Paul Nogier (1908 -1996). A originalidade do Dr. Paul Nogier consistiu em propor métodos de tratamento baseados em estímulos físicos numa época onde a química reinava nos tratamentos. Onde, para cada doença tinha um medicamento, para cada sintoma, uma molécula.
Paul Nogier era engenheiro de formação, e olhava o ser humano sob o ponto de vista da física. Ele entendia que os sistemas biológicos não eram unicamente sensíveis às substâncias químicas ativas, mas também às estimulações físicas. Por este motivo ele sempre buscava administrar aos pacientes tratamentos físicos, para evitar os efeitos secundários dos componentes químicos dos medicamentos. Assim que se formou na Faculdade de Medicina de Lyon, ele ficou interessado na homeopatia, pois o grânulo homeopático desprovido de qualquer substância química funcionaria devido a vibrações eletromagnéticas. Paul Nogier também se interessava pela medicina manual e acupuntura, hoje sua técnica é utilizada por profissionais da saúde para as mais diversas situações.
A orelha apresenta pontos comparáveis àqueles dos pontos de acupuntura. Estes pontos tornam-se detectáveis em caso de dor ou perturbação funcional, através da pesquisa de dor ou utilizando detectores elétricos de pontos. Hoje sabemos que aparecem na superfície da orelha áreas com menor resistência elétrica cutânea quando há uma presença de distúrbios funcionais.
Com estes dois métodos de detecção, a detecção de pontos dolorosos e detecção de pontos de menor resistência elétrica cutânea, é possível em primeiro lugar efetuar uma análise precisa da orelha para o diagnóstico, e, posteriormente proceder com o tratamento, estimulando os pontos da orelha seja através de agulhas, massagem ou estímulos luminosos. As indicações para auriculoterapia são muitas, mas ela é principalmente indicada para as dores e os distúrbios funcionais.
A auriculoterapia age de forma a estimular as terminações nervosas até todas as glândulas do corpo, proporcionando que o órgão doente possa alcançar o seu equilíbrio natural. É como se o corpo iniciasse o seu próprio processo de cura, sem medicamentos ou outro tipo de intervenção química. É indicada para o tratamento ou como parte dele para diversas doenças, sejam elas de origem física, orgânica ou psicológica. Ela é capaz de amenizar a dor, combater vícios e até favorecer o emagrecimento, mas também pode ser utilizada para prevenir doenças. A ansiedade e o nervosismo são as principais causas dos mais diversos tipos de doenças. Desde doenças físicas como, enxaqueca e problemas cardíacos graves, a sintomas psicológicos.